Select your language

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Fim de uma saga... o inicio de outra!

     Por estes dias são cada vez mais frequentes as notícias sobre o lançamento no cinema de um dos últimos filmes que marcou uma geração - a minha. Harry Potter está cada vez mais perto do fim e é mais do que tempo para pensar no futuro.
     Se é verdade que esta foi, sem qualquer sombra de dúvidas, uma saga que irá ficar, para sempre, na história, também não é menos verdade que vivemos num ambiente em que dois temas lutam pela posição de destaque junto dos jovens - vampiros e feiticeiros. Se há quem ame ambos, há quem prefira um dos tipos em detrimento do outro e ainda quem já esteja um pouco exausto de ver tantas raparigas apaixonadíssimas por um ser que nem sequer respira. 
     É por tudo isto, e por algumas outras coisas que não vêm para o caso, que acho que esta altura não poderia ser melhor escolhida para o lançamento de um livro que nos leva de regresso a uma temática tão amada: a magia.    
    Ana Vichenstein, a feiticeira da mente não pretende ser uma cópia da saga Harry Potter, mas sim pegar em temáticas que acabam por ser apelativas aos jovens e adaptar à realidade de hoje. Mostra uma realidade portuguesa, um amor juvenil, um ambiente de diversão, uma escola que poderia ser qualquer uma em Portugal. Apresenta, apenas, uns acrescentos subtis de magia e feitiçaria.


     A ideia de ter uma personagem feminina como a principal foi algo que me agradou e que escolhi propositadamente. Acredito que devemos apostar cada vez mais numa importância assumida das mulheres na sociedade actual e demonstrá-la a crianças e jovens que se encontram a formar os seus ideais.
     Próximo do lançamento deste livro, não posso deixar de referir um último apontamento: atravessar corredores apinhados de livros estrangeiros dedicados principalmente a uma só temática e não conseguir encontrar o resultado do nosso trabalho exposto é, numa única palavra, embaraçoso.

Sem comentários: